Durante o IV Módulo do curso FIC Agricultura e Pecuária de Base Agroecológica foram desenvolvidas atividades de processamento de alimentos no laboratório de Tecnologia de Alimentos do campus Confresa.
As atividades iniciaram com o processamento de produtos de origem animal com derivados lácteos, através da fabricação de iogurte e queijo frescal, sob a orientação do professor Zootecnista Leandro Lacerda, ao qual o leite utilizado veio do setor de produção experimental do próprio campus, onde os alunos cuidam e fazem a ordenha das vacas.
Na sequência aprenderam como fazer o processamento de carnes com técnicas de preparação e defumação, produzindo peças como lombo, linguiça calabresa e presunto sob orientação da professora Engenheira de Alimentos Marcielle Martins de Paula Mota.
Por fim, no sábado e domingo sob a orientação do professor Bacharel em Agroindústria Gustavo Lima ocorreu as práticas relacionadas ao processamento de produtos de origem vegetal, desenvolvendo produtos a partir de frutas da região trazidas pelos cursistas de suas propriedades. Foram produzidos licor, banana chips, doces e geléia de abacaxi, acerola, manga, pequi, banana e murici.
Além do processamento, foram trabalhadas também as boas práticas de fabricação na produção, processamento e conservação dos alimentos, e de acordo com os participantes, que demonstraram muita animação e satisfação com este momento de troca de conhecimento, a melhor parte do curso foi a Análise Sensorial dos produtos, observando os seus aspectos físicos como cheiro, sabor, textura, dentre outras características.
Este módulo completa a disciplina denominada Técnicas de beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de base agroecológica. O curso FIC Agricultura e Pecuária de Base Agroecológica é ofertado pelo IFMT campus Confresa em parceria com a Comissão Pastoral da Terra de Porto Alegre do Norte, sendo a segunda turma, neste formato.
Ainda dentro do Módulo aproveitaram o período das chuvas para realizar o plantio do milho crioulo no espaço de plantio agroecológico do Centro Comunitário Padre Josimo.